Uma pesquisa inusitada, divulgada pelo Instituto Datafolha, apontou que para 43% dos evangélicos o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi o melhor presidente que o Brasil já teve.
E isto gerou uma polêmica entre os evangélicos no Brasil. Devido instituto Folha de São Paulo, ser ligado a publicações de esquerda, e com isso para a grande maioria dos evangélicos considera que a pesquisa é forçada, deixando algumas brechas para ser apontada como manipulação.
A pesquisa teria sido feita, supostamente, entre os dias 13 e 16 de dezembro, apontando que o presidente Jair Bolsonaro (PL) teria menos predileção que o petista, com 19%.
Na lista, também aparecem Fernando Henrique Cardoso (4%), Juscelino Kubitschek (4%) e, embolados com 1%, José Sarney, João Batista Figueiredo, Dilma Rousseff, Tancredo Neves (morto antes de assumir), Itamar Franco e Jânio Quadros.
Curiosamente, a pesquisa diz que os evangélicos são menos simpáticos a Lula do que a média nacional, mas a predileção pelo ex-presidente supostamente derrubaria a tese, segundo a Folha de São Paulo, de que a maioria esmagadora dos evangélicos preferem Bolsonaro.
O que a Folha de São Paulo ignora é que o ex-presidente e os partidos; de esquerda não são bem aceitos, para a grande maioria dos evangélicos. por conta de suas pautas contrárias ao Cristianismo.