A Bíblia nada fala sobre comunismo ou socialismo. Isso porque esses termos foram empregados muitos anos após o último livro escrito da Palavra de Deus.
Primeiramente, precisamos entender a diferença entre comunismo e socialismo. Sabendo desde já que ambos fazem parte do mesmo sistema.
O socialismo é uma ideologia que busca alcançar o comunismo. Ou seja, o socialismo seria uma etapa da revolução para se chegar ao comunismo.
Grandes homens de Deus advertiram contra o comunismo, como no caso do famoso evangelista Billy Graham, que disse: “O comunismo é uma religião inspirada, dirigida e motivada pelo próprio diabo quem apoia declara guerra ao Deus o todo poderoso”.
Outro grande líder que advertiu contra o comunismo foi Martin Luther King, que disse: “O comunismo existe hoje por que o cristianismo não está sendo suficientemente cristão”.
A fala de Luther King ainda nos remete a um alerta importante, sobre o papel da Igreja na sociedade.
Recentemente, Franklin Graham advertiu: “O socialismo sempre foi inimigo da igreja”.
Não há como ser discípulo de Jesus e ao mesmo tempo discípulo de Karl Marx, que foi o ideólogo por trás da propagação das ideias comunistas.
As tentativas do comunismo em destruir e corromper o Evangelho são inúmeras. Mas, afinal, o que diz a Bíblia sobre as ideias por trás do comunismo e do socialismo?
Materialismo
Os socialistas e comunistas são muito materialistas. Karl Marx tinha grande apego pela matéria. Por isso, ele tenta negar a existência de um Criador, que tem controle sobre todas as coisas. Inclusive classifica a religião como ópio do povo.
Materialista é aquela pessoa que tem a vida voltada apenas para os bens materiais e que acredita que tudo é matéria, dando pouca ou nenhuma importância a dimensão espiritual.
Mas a Palavra de Deus condena este tipo de atitude, nos lembrando que na verdade nós somos criaturas e viemos sem nada para essa vida e sairemos dela da mesma maneira.
“Pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos”, diz 1 Timóteo 6:7,8.
Com essa lógica, os socialistas acreditam que não precisamos de Deus, mas de coisas.
Rancor
Ao contrário do que a Bíblia instrui, o comunismo/socialismo alimenta o rancor entre as pessoas, gerando um clima de conflito. Ricos são inimigos dos pobres. Patrões são inimigos dos trabalhadores. E o capitalismo impede a distribuição de renda.
Mas a Bíblia diz: “Se vocês de fato obedecerem à lei do Reino encontrada na Escritura que diz: Ame o seu próximo como a si mesmo, estarão agindo corretamente” (Tiago 2:8).
Jesus Cristo também instruiu em Mateus 5.44: “Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem”.