Durante a realização da 46ª Assembleia Geral Ordinária (AGO), da Convenção Geral dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus do Brasil, foi divulgado um manifesto contra o unicismo.
O evento foi realizado em Novo Hamburgo (RS), nos dias 28 de abril e 1º de maio. Segundo a CGADB, o manifesto foi elaborado pelo Conselho de Doutrina e a Comissão de Apologética.
O unicismo ou teologia da unidade, é um movimento que ensina haver um só Deus, mas nega a tri-unidade de Deus.
Conforme o orgão assembleiano, o manifesto ressalta a doutrina da Trindade e destaca o seu caráter contra o unicismo defendido por alguns segmentos, principalmente os líderes da banda Voz da Verdade, além das igrejas Tabernáculo da Fé, Testemunhas de Yehoshua, Igreja Local, em outros.
Ainda segundo o manifesto, os líderes do conjunto Voz da Verdade consideram que a Doutrina da Trindade é algo “forjado pelo homem” e sem nenhum valor bíblico.
“A Declaração de Fé das Assembleias de Deus condena o unicismo e outras doutrinas contrárias à Trindade no Capítulo III.2. Alguns grupos declaradamente unicistas têm penetrado em nosso meio por meio da música e da literatura, como as canções do conjunto Voz da Verdade e a literatura da Igreja Local e também da Árvore da Vida. A música mexe com os sentimentos e emoções dos seres humanos, e suas mensagens são pouco percebidas nas suas letras e canções. Uma das sutilezas desses movimentos, não só unicistas, mas com costumes totalmente contrários aos nossos princípios, é conquistar o nosso público, e depois atrair o nosso povo para aderirem ao que seus líderes defendem e ensinam. Os líderes do conjunto Voz da Verdade consideram que a Doutrina da Trindade é algo “forjado pelo homem” e sem nenhum valor bíblico”, diz um trecho do manifesto.