Chamado de “presidente sem povo” por ser impopular, Luiz Inácio Lula da Silva agora perdeu até mesmo a narrativa das pesquisas feitas por órgãos de imprensa que lhe apoiam desde o início do mandato, sendo obrigado a se reunir com marqueteiro para tentar vender uma imagem melhor.
O petista, que voltou ao poder após ser livrado de suas condenações pelo Supremo Tribunal Federal (STF), se encontrou com seu marqueteiro, Sidônio Palmeira, na quinta-feira, 14 de fevereiro, no Palácio do Alvorada, diante de pesquisas que mostram sua popularidade em declínio.
O objetivo do encontro foi discutir estratégias para melhorar a comunicação do governo, especialmente nas redes sociais, onde a esquerda tem perdido terreno para a direita.
Sidônio Palmeira, conhecido por criar o slogan “União e Reconstrução” para a campanha do terceiro mandato petista, foi consultado sobre possíveis abordagens para fortalecer a imagem do governo. Em meio às eleições municipais, as redes sociais tornaram-se um assunto crucial para Lula, sendo um dos pontos discutidos durante a reunião.
Além disso, Lula convidou ministros que já foram governadores para um jantar na segunda-feira, 11, e também se encontrou com dirigentes do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT para avaliar as negociações em curso sobre as candidaturas municipais.
A queda na popularidade de Lula foi evidenciada por uma pesquisa do instituto Quaest, que revelou um aumento de 5 pontos percentuais na avaliação negativa do governo petista, atingindo 34%, aproximando-se da avaliação positiva, que ficou em 35%. Entre os evangélicos, o índice de desaprovação de Lula chega a 62%.