MENU
Ação vai promover turismo sustentável em Unidades de Conservação
Programa Natureza com as Pessoas foi lançado nesta terça-feira
Radioagência Nacional - Por Vitor Mendes - Estagiário da Rádio Nacional
Publicado em 17/09/2025 08:33
Tecnologia
© Marcello Casal jr/Agência Brasil

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira o Programa Natureza com as Pessoas, iniciativa que visa fortalecer o turismo sustentável em Unidades de Conservação e áreas protegidas. O programa é uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade com o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério do Turismo.

A iniciativa vai contemplar modalidades de visitação como ecoturismo, turismo de bem-estar, turismo de base comunitária, turismo científico, turismo rural e avistamento de fauna.

As Unidades de Conservação têm enorme potencial para fomentar a economia local, segundo João Paulo Capobianco, ministro substituto de Meio Ambiente e Mudança do Clima

“As unidades de conservação representam hoje um patrimônio do Brasil com enorme potencial, não apenas da proteção da biodiversidade, mas também do fomento da economia local. Nós tivemos em 2024, 25.5 milhões de visitantes somente nas unidades de conservação federais em Brasil”.

O ministro substituto ainda reafirma que o turismo sustentável vem crescendo constantemente, gerando economia e emprego.

“Reafirmar o enorme, não é mais potencial, nós estamos falando da realidade de um turismo sustentável que vem crescendo ano a ano, gerando economia, emprego, renda de forma absolutamente harmoniosa com o meio ambiente. Isso é desenvolvimento sustentável na veia”.

O Programa Natureza com as Pessoas também incentiva o turismo de base comunitária, que é centrado nas comunidades tradicionais e indígenas.

O programa tem como objetivo fomentar a visitação e o turismo responsáveis nas Unidades de Conservação, promovendo o engajamento da sociedade na conservação da natureza e da cultura, a geração de benefícios sociais, econômicos e ambientais, e o fortalecimento do desenvolvimento sustentável nos níveis local, regional e nacional.

*Com supervisão de Rafael Gasparotto

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários