MENU
Crianças enviam mensagens para negociadores da COP30
Objetivo é lembrar quem serão as pessoas mais afetadas pelas decisões
Radioagência Nacional - Por Cristiane Ribeiro
Publicado em 13/10/2025 14:38
Tecnologia
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A última reunião preparatória para a COP30, que acontece hoje (13) e amanhã, em Brasília (DF), começou com a entrega de mensagens e desenhos de crianças e adolescentes brasileiros a ministros e negociadores que tomarão decisões na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em novembro, em Belém (PA).

São 1.300 mensagens de jovens de 10 estados e do Distrito Federal, que compartilham suas relações com a natureza, contam como as mudanças climáticas afetam suas comunidades e fazem pedidos aos líderes globais.

As mensagens foram reunidas com o apoio de organizações da sociedade civil, coletivos e escolas, simbolizando um mutirão das novas gerações por justiça climática.

A iniciativa é do Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância. O especialista em Clima e Meio Ambiente do Fundo, Danilo Moura, enfatizou que o objetivo das cartas é lembrar os negociadores quem serão as pessoas mais afetadas no futuro do planeta. Trata-se de uma mobilização simbólica e política que marca a presença da infância no centro do debate climático.

"A gente reuniu cartas de crianças de todo o Brasil, com o objetivo de lembrar aos negociadores que eles têm um trabalho importante nos próximos dias, que é tomar decisões, chegar a decisões que vão moldar o futuro dessas novas gerações, daqui pra frente. O que está sendo negociado em Brasília, essa semana, influencia o que vai ser negociado em Belém daqui a um mês."

A iniciativa do Unicef conta com a pareceria da presidência da COP 30 e do Instituto Alana, que promove campanhas e conteúdos visando transformar as condições de vida de crianças e adolescentes.

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários